Líder do Irã está com doença grave, filho provavelmente será o sucessor como líder supremo, diz New York Times


Khamenei atua como Líder Supremo desde 1989, após a morte de Ruhollah Khomeini, o primeiro a deter o título.

O líder supremo iraniano , Ali Khamenei , de 85 anos, está gravemente doente, e seu segundo filho mais velho, Mojtaba Khamenei, provavelmente o sucederá quando ele morrer, revelou uma reportagem  do New York Times no sábado.

O relatório observou que a condição médica séria de Khamenei criou uma "batalha silenciosa" sobre sua sucessão. Também afirmou que o Corpo de Guardas Revolucionários Islâmicos teria uma palavra a dizer sobre quem se tornaria o sucessor do Aiatolá.

A preocupação com o sucessor de Khamenei aumentou depois que o ex-presidente iraniano Ebrahim Raisi morreu em um acidente de helicóptero em maio passado.

Khamenei atua como Líder Supremo desde 1989, quando Ruhollah Khomeini, o primeiro a deter o título, morreu.

Relatório surge após resposta de Israel ao ataque com mísseis balísticos do Irã

A reportagem do Times foi divulgada logo após Israel responder ao ataque com mísseis balísticos do Irã no início do mês, atingindo vários locais militares na manhã de sábado.

O LÍDER SUPREMO DO IRÃ, Aiatolá Ali Khamenei, fala durante uma reunião com o presidente Masoud Pezeshkian e seu gabinete em Teerã, no mês passado. (crédito: Gabinete do Líder Supremo Iraniano/Agência de Notícias da Ásia Ocidental/Reuters)

Autoridades iranianas disseram que não querem uma escalada com Israel, acrescentou a reportagem do Times .

Ao atacar alvos militares no Irã , relatos dizem que Israel também atacou alvos no Iraque e na Síria.

 LEIA TAMBÉM:


Nenhum comentário