Hezbollah nomeia Naim Qassem como novo líder e promete intensificar ataques contra Israel



Foi relatado que Qassem fugiu para Teerã no início de outubro, após o ataque de setembro, temendo um ataque israelense. 

O Hezbollah elegeu Naim Qassem como Secretário-Geral, substituindo o antigo líder, Sayyed Hassan Nasrallah , que foi morto em um ataque em Beirute em setembro, anunciou o grupo terrorista na terça-feira.

Qassem atuou como secretário-geral adjunto do grupo terrorista por mais de três décadas, atuando como porta-voz do grupo terrorista. 

No início de outubro, o site dos Emirados Árabes Unidos Aram News relatou, citando uma fonte iraniana, que Qassem havia se mudado do Líbano para o Irã por medo de que Israel tentasse assassiná-lo.

 LEIA TAMBÉM:



O relatório alegou que Qassem estava em Teerã desde 5 de outubro.

A fonte acrescentou que Qassem deixou Beirute no mesmo dia em um avião iraniano, acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, para Damasco e, de lá, continuou para Teerã. 

O xeque Naim Qassem discursa durante um comício de apoio aos palestinos em Gaza, em meio ao conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas, em Beirute, Líbano, em 13 de outubro de 2023. (crédito: REUTERS/ZOHRA BENSEMRA/FOTO DE ARQUIVO)

O Hamas, a Jihad Islâmica Palestina e o Irã parabenizaram Qassem por seu novo cargo, informou o Ynet . 

"Parabéns aos nossos irmãos na liderança do Hezbollah por escolherem Qassem no lugar do martirizado Secretário-Geral, Hassan Nasrallah, que viveu como um lutador e foi morto como um lutador", disse o Hamas, citado pela Ynet. "Vemos esta eleição como evidência da recuperação do partido dos ataques aos quais a liderança foi submetida." 

O PIJ acrescentou: "Esta é uma prova da alta capacidade da resistência de confrontar o inimigo e causar-lhe perdas". O presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, também parabenizou Qassem.

Possível sucessor de Nasrallah, Safieddine morto pelas IDF

Na semana passada, as IDF confirmaram que haviam matado o possível sucessor de Nasrallah, Hashem Safieddine, no início de outubro.

Em 27 de setembro, as IDF atacaram a sede subterrânea do Hezbollah no centro de Beirute, matando Nasrallah.

Pouco depois do anúncio do Hezbollah na terça-feira, várias sirenes de foguetes soaram no norte de Israel.

Após a nomeação na terça-feira, o Ministro da Defesa Y

oav Gallant escreveu em uma publicação no X/Twitter: "Nomeação temporária. Não por muito tempo."


Nenhum comentário