URGENTE: IDF confirma morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em ataque em Beirute na última sexta-feira


O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e o bairro de Dahiyeh, Beirute. Ilustrativo. (crédito da foto: REUTERS)

Durante os 32 anos de liderança de Nasrallah no Hezbollah, ele foi responsável pelo planejamento e execução de diversas operações terroristas em Israel e no exterior.

Sayyed Hassan Nasrallah foi morto no ataque das IDF à sede do Hezbollah em Beirute na sexta-feira, anunciou as IDF na manhã de sábado. 

Quase 32 anos após cofundar a organização terrorista libanesa Hezbollah, seu líder Hassan Nasrallah foi morto, junto com Ali Karaki, comandante da frente sul do  Hezbollah , bem como outros comandantes do Hezbollah.

A força aérea de Israel atacou o quartel-general central do Hezbollah usando inteligência precisa da ala de inteligência e do sistema de defesa. O quartel-general era subterrâneo, sob um prédio residencial na capital libanesa.

O ataque, realizado por aeronaves da Força Aérea de Israel, teve como alvo a sede central do Hezbollah em Dahieh , Beirute, conforme relatou o Jerusalem Post na sexta-feira.

"Este não é o fim da nossa caixa de ferramentas", disse o Chefe do Estado-Maior das IDF, Tenente-General Herzi Halevi, em uma declaração após o anúncio da morte de Nasrallah.

O Ministro da Defesa Yoav Gallant (à esquerda) com o Chefe do Estado-Maior das FDI, Herzi Halevi (ao centro), e o comandante da Força Aérea de Israel, Tomer Bar (à direita) operando no centro de comando da Força Aérea de Israel com membros do estado-maior das FDI durante o ataque das FDI em Beirute, sexta-feira, 28 de setembro de 2024. (crédito: UNIDADE DE PORTA-VOZES DAS FDI)

"Aqueles que ameaçam os cidadãos do Estado de Israel – saberemos como alcançá-los – no norte, no sul e até em lugares mais distantes", acrescentou Halevi.

 LEIA TAMBÉM:


"Após um longo período de preparação de muitas capacidades para o Líbano, começamos a implementá-las. Este ataque também foi preparado por um longo tempo e executado no momento certo, precisamente", ele continuou.

"Estamos agora avançando com uma preparação precisa para os próximos passos. Por fim, enfatizo novamente que estamos mantendo a máxima prontidão em todos os nossos setores. Todas as forças, incluindo a coordenação com outras organizações, devem ser bem coordenadas e altamente preparadas", concluiu Halevi.

Nasrallah e os principais comandantes estavam coordenando ataques

O centro de comando subterrâneo estava embutido sob um edifício residencial, observou a IDF em seu relatório no sábado, onde Nasrallah e seus principais comandantes estavam coordenando atividades terroristas contra Israel no momento do ataque.

Durante os 32 anos de liderança de Nasrallah no Hezbollah, ele foi responsável por planejar e executar diversas operações terroristas, incluindo ataques a civis e soldados israelenses, bem como ataques internacionais que mataram outros cidadãos em todo o mundo.


Nenhum comentário