Mais de 1000 foguetes do Hezbollah prontos para lançamento do sul do Líbano em território israelense são destruídos em ataque das IDF


Jatos da IAF atacam depósito de armas no Vale de Bekaa, no Líbano, em 19 de agosto de 2024. (crédito da foto: captura de tela via X/ seção 27a da lei de direitos autorais)

Esses ataques ocorreram poucos dias após a explosão de longo alcance nas comunicações do Hezbollah, que durou dois dias e feriu milhares de pessoas e matou pelo menos 30.

Caças da IDF atingiram centenas de foguetes que estavam prontos para lançamento imediato em território israelense, anunciou a IDF na noite de quinta-feira.

A partir da tarde de quinta-feira, um total de cerca de 100 lançadores de foguetes e outras infraestruturas militares foram atacados, incluindo cerca de 1.000 foguetes que estavam prontos para lançamento imediato, disse a IDF. 

Três autoridades de segurança libanesas disseram à Reuters que esses foram "os ataques aéreos mais pesados ​​desde o início do conflito em outubro".

De acordo com relatos da mídia libanesa, citados pela mídia israelense, o número de ataques variou de cerca de cinquenta a setenta em todo o Líbano em apenas vinte minutos. 

Esses ataques ocorreram apenas alguns dias após a explosão de longo alcance nas comunicações do Hezbollah, que durou dois dias e feriu milhares de pessoas e matou pelo menos 30.

(Ilustrativo) Um dispositivo de pager e uma multidão no Líbano perto de um local onde os dispositivos de pager de membros do Hezbollah foram atacados. (crédito: REUTERS, SCREENSHOT/X, SEÇÃO 27A DA LEI DE DIREITOS AUTORAIS, SHUTTERSTOCK)

No domingo, o gabinete israelense votou para adicionar oficialmente o retorno dos moradores ao Norte como uma meta oficial de guerra.

 LEIA TAMBÉM:

Ameaçando vingança

O Hezbollah ameaçou responder, com o líder Hassan Nasrallah transmitindo ao vivo um discurso na quinta-feira no qual ele incitou Israel, desafiando-o a atacar.

"Estamos esperando vocês entrarem em território libanês. Estamos esperando seus tanques e veremos isso como uma oportunidade histórica.”

O discurso de Nasrallah estava repleto de simbolismo, com referências à Surata Al-Hajj, versículo 39, que permite aos muçulmanos lutarem guerras defensivas, ao fundo vermelho simbolizando vingança.

Esses ataques, em combinação com as explosões, são apenas a mais recente série de derrotas que levantam sérias questões para a organização terrorista.

Fuad Shukr , um dos comandantes mais graduados do Hezbollah, foi assassinado em julho, motivo pelo qual o Hezbollah ameaçou vingança.

A retaliação planejada pelo Hezbollah no final de agosto foi frustrada por um ataque preventivo das IDF envolvendo mais de 100 ataques no sul do país.


Nenhum comentário