Lula é reprovado por 53,6% no 2º maior eleitorado do interior de SP


Rejeição a Lula atinge 53,6% no segundo maior colégio eleitoral do interior de SP

Em Campinas, 32,6% dos eleitores avaliam governo do presidente como "péssimo"

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta forte desaprovação em Campinas, o segundo maior colégio eleitoral do interior de São Paulo. 

De acordo com pesquisa recente da Paraná Pesquisas, 53,6% dos eleitores campineiros reprovam a gestão do petista, sendo que 32,6% a consideram "péssima".

Lula, que obteve apenas 42,1% de aprovação na cidade, enfrenta dificuldades em um cenário de polarização política. Apenas 11,2% dos eleitores avaliam sua administração como "ótima", conforme o levantamento.

A pesquisa também reflete a disputa política local. O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, lidera com folga a corrida pela reeleição, consolidando sua posição frente a 20,1% de intenções de voto atribuídas ao deputado federal Pedro Tourinho (PT), candidato apoiado por Lula.

 LEIA TAMBÉM:

A relação entre Lula e o prefeito de Campinas ganhou notoriedade no ano passado, quando o presidente criticou a administração de Saadi por oferecer moradias de 15 m² para famílias da ocupação Nelson Mandela, afirmando que o prefeito "não entende de
pobre"

A polêmica, no entanto, não parece ter abalado a popularidade de Saadi, que segue à frente nas pesquisas.

Além disso, a aprovação de Lula em Campinas contrasta fortemente com a avaliação positiva do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). O governo estadual tem o apoio de 60% dos eleitores campineiros, um número bem superior à aprovação do governo federal na região.

A pesquisa, realizada entre os dias 9 e 12 de setembro, entrevistou 800 eleitores de Campinas. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-00779/2024 e tem um grau de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais.


Nenhum comentário