Sete das dez cidades mais violentas do Brasil ficam no Nordeste; veja lista







Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que sete das dez cidades mais violentas do Brasil em 2023 estão localizadas na região Nordeste. 

No entanto, o município que lidera o ranking está na região Norte: Santana, no Amapá, que faz divisa com a capital Macapá.

Em 2023, a taxa de mortes violentas intencionais em Santana foi de 92,9 por 100 mil habitantes, registrando um aumento de 88,2% em relação ao ano anterior. Macapá, também no Amapá, aparece na lista com uma taxa de 71,3, sendo a única capital brasileira presente entre os dez municípios mais violentos do país.


Cidades Nordestinas em Destaque

Das sete cidades nordestinas no ranking, seis estão na Bahia: Camaçari, Jequié, Simões Filho, Feira de Santana, Juazeiro e Eunápolis. 

Camaçari e Simões Filho estão localizadas na região metropolitana de Salvador. A outra cidade nordestina no ranking é Maranguape, no Ceará, situada na região metropolitana de Fortaleza.

Outras Regiões

Além das cidades do Nordeste e do Norte, a lista também inclui Sorriso, no Mato Grosso, localizada a cerca de 400 quilômetros de Cuiabá. A cidade foi palco de um crime bárbaro no final de 2023, quando uma mulher de 46 anos e suas três filhas foram assassinadas dentro de casa por um pedreiro.


O Que Dizem os Governos Estaduais

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que tem feito investimentos em tecnologia, inteligência, capacitação e reforço dos efetivos para combater as organizações criminosas no estado. Segundo a secretaria, houve uma redução de 13% nas mortes violentas no primeiro semestre de 2024, com os meses de maio e junho registrando as menores taxas desde o início da série histórica em 2012.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará destacou que realiza ações integradas para reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Maranguape. ]

De acordo com a secretaria, essas ações resultaram em uma redução de 55,5% nos CVLIs em junho de 2024, comparado ao mesmo período de 2023. A desarticulação de um grupo criminoso que atuava na região também foi mencionada como um fator importante na melhoria dos índices de segurança.


Considerações Finais

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública esclarece que a taxa de mortes violentas intencionais inclui homicídios dolosos, feminicídios, mortes em roubos e lesões corporais seguidas de morte, além das mortes decorrentes de intervenções policiais. O cenário retratado pelo Anuário evidencia os desafios enfrentados por algumas regiões do Brasil no combate à violência.


Nenhum comentário