Morre na Espanha a pessoa mais velha do mundo, aos 117 anos


 

María Branyas Morera, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, faleceu nesta terça-feira (20), aos 117 anos, na Espanha. Nascida na Califórnia em 4 de março de 1907, María se mudou para a Catalunha aos oito anos de idade, onde viveu até seus últimos dias. 

De acordo com a família, María morreu de maneira serena, enquanto dormia, como sempre desejou. A notícia foi compartilhada no X (antigo Twitter), onde seus familiares escreveram: "María Branyas nos deixou. Morreu como desejava: enquanto dormia, tranquila e sem dor".

María foi reconhecida pelo Guinness World Records e pelo Grupo de Pesquisa de Gerontologia (GRG), baseado na Universidade da Califórnia, como a pessoa mais velha do mundo durante cerca de um ano. Ela tinha três filhos, 11 netos e 13 bisnetos, e vivia em um asilo, onde recebia cuidados próximos de sua família. 

Apesar da idade avançada e de ter perdido completamente a audição de um dos ouvidos e parcialmente do outro, María superou a infecção por COVID-19 durante a pandemia, estabelecendo mais um recorde como a pessoa mais velha a se recuperar da doença. 

Sua longevidade e resiliência fizeram de María Branyas Morera uma figura inspiradora para muitos, e sua morte marca o fim de uma vida excepcionalmente longa e cheia de histórias.


Nenhum comentário