Governo Lula entrega menos de 10% das vacinas de Covid-19 previstas e mídia fica caladinha


De maio até agora, foram distribuídas 5,7 milhões de vacinas da nova geração

Menos de 10% das vacinas atualizadas contra a Covid-19, previstas para 2024, foram entregues pelo Ministério da Saúde até o momento. 

O plano inicial era distribuir 70 milhões de doses até o final do ano, mas desde maio apenas 5,7 milhões de vacinas da nova geração foram distribuídas. As informações são da Folha de S.Paulo.

O número atualizado faz parte dos 12,5 milhões de imunizantes da Moderna, adaptados para a variante XBB, comprados em atraso pelo governo federal. Um novo edital para complementar a compra de vacinas deve ser lançado pela pasta.

Ao comentar o caso, o Ministério da Saúde afirmou que os dados sobre as compras de novas vacinas “estarão disponíveis na RNDS (Rede Nacional de Dados) após ajuste de questões técnicas”. 

Até o momento, não é possível saber quantas doses foram aplicadas, nem quando será finalizada a compra e a entrega das novas doses.

Enquanto isso, a campanha de vacinação segue em ritmo lento. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a Secretaria Municipal da Saúde já enviou um ofício solicitando novas doses.

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, revelou à Folha que o município tem apenas 50 mil doses, número insuficiente para atender a todo o público-alvo.


Nenhum comentário