CGU vê ilegalidade em obra que beneficiou fazenda de ministro de Lula


 

Luanna Rezende, prefeita de Vitorino Freire e irmã do ministro Juscelino Filho

Uma emenda parlamentar do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, financiou a construção de um asfalto que dá acesso principalmente às fazendas do próprio ministro, segundo aponta a Controladoria-Geral da União (CGU). 

A obra, realizada em Vitorino Freire (MA), foi custeada com dinheiro público, por meio de uma emenda parlamentar de Juscelino, que, à época, era deputado federal e se licenciou do cargo para assumir um ministério no governo de Lula.

 De acordo com a CGU, em uma manifestação recente revelada pelo jornal Folha de São Paulo, cerca de 80% dos 23,1 km da estrada pavimentada beneficiariam as propriedades do ministro, aparentemente de forma individual.

 Os outros 20% atenderiam a cinco comunidades locais, mas sem conexão direta com a rodovia estadual ou com a sede do município.

 O ministro é alvo de investigação pela Polícia Federal, que apura suspeitas de envolvimento em uma organização criminosa responsável por desvios de recursos em obras da Codevasf em Vitorino Freire. A administração da cidade, localizada a cerca de 320 km de São Luís, é liderada por Luanna Rezende, irmã de Juscelino.

 O valor destinado para a pavimentação asfáltica foi de R$ 7,5 milhões, e a empresa responsável pela obra foi a Construservice, também investigada pela PF por sua ligação com o ministro.

 Em nota, o ministro destacou que a estrada serve de acesso a 11 povoados, onde muitas pessoas enfrentam dificuldades diárias para se deslocarem ao trabalho, escolas, hospitais e postos de saúde, especialmente em períodos chuvosos, quando a via se torna intransitável. 

Ele ressaltou que a pavimentação é uma demanda antiga da população de Vitorino Freire e beneficia a comunidade local.


Nenhum comentário