Casal de empresários é encontrado morto dentro de carro e suspeita é intoxicação por gás; VÍDEO


Um triste episódio chocou Cajati (SP) nesta segunda-feira (29). Um casal de empresários foi encontrado sem vida dentro de um carro ligado, em um posto na Rodovia Régis Bittencourt. As autoridades suspeitam que ambos tenham sido vítimas de intoxicação por monóxido de carbono.

 Segundo informações apuradas pelo G1, a Polícia Militar recebeu uma denúncia no domingo (28) à tarde, relatando a presença de um homem e uma mulher desacordados dentro de um veículo no Auto Posto Real. Ao chegarem ao local, os policiais constataram a trágica cena.

 Após várias tentativas de contato sem resposta, os agentes de segurança quebraram o vidro do carro e encontraram os corpos de Renato Dias de Oliveira, de 33 anos, e Bianca Alves Francisco de Oliveira, de 28 anos. A equipe médica do resgate confirmou o óbito ao chegar ao local.

Renato Dias de Oliveira e Bianca Alves Francisco de Oliveira foram encontrados mortos dentro do carro ligado em um posto na Rodovia Régis Bittencourt, em Cajati (SP) — Foto: g1 Santos

 As investigações apontam que o veículo chegou ao posto por volta da meia-noite, mas a polícia só foi acionada horas depois, por volta das 15h. Não foram observadas marcas de lesões preliminarmente, e como o carro ainda estava em funcionamento, a principal hipótese é de morte por asfixia devido à inalação e intoxicação por monóxido de carbono.

 O caso foi registrado na Delegacia de Cajati no domingo à noite, e as autoridades seguem apurando as circunstâncias das mortes. A Polícia Científica realizou a perícia no local, e os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exames que ajudarão a determinar a causa das mortes.


Riscos do monóxido de carbono

Élio Lopes, químico e mestre em Engenharia Urbana, explicou ao G1 que o monóxido de carbono não apresenta riscos quando em contato com a atmosfera. No entanto, em ambientes fechados, torna-se "traiçoeiro" para as pessoas, pois é inodoro e incolor, mas altamente inflamável.

 "A pessoa não percebe que está sendo envenenada. Ela fica com um sono profundo, não sente dor, nada. Acaba adormecendo e morre porque o gás entra no corpo através dos pulmões", explicou Lopes, que recentemente conversou com a equipe de reportagem sobre o tema, após a morte de um bilionário e sua esposa por asfixia com o gás.

 O especialista detalhou que após a inalação, o monóxido de carbono passa para a corrente sanguínea. "Então, ele compete com o oxigênio que respiramos. Forma a carboxihemoglobina, ou seja, reduz a quantidade de hemoglobina disponível para o transporte de oxigênio no corpo, levando a pessoa à morte por falta de oxigênio", enfatizou.

 Em um veículo, se houver vazamento no sistema de escape ou se o carro estiver mal ventilado, o monóxido de carbono pode se acumular e causar os danos mencionados acima.


Nenhum comentário