Israel anuncia morte de chefe de pessoal do Hamas


Mamdouh Lolo, que teria um posto de destaque no comando do Hamas, foi morto pelo exército de Israel no Norte de Gaza

As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram, nesta quinta-feira, 4, a morte de Mamdouh Lolo (foto), o chefe de pessoal do Hamas. Considerado um dos líderes da organização, ele foi morto em um ataque aéreo na região norte de Gaza, anunciaram os militares e o Shin Bet, o serviço de inteligência do país.

O IDF definiu Lolo como “uma figura de alto escalão na organização terrorista, que planejou e liderou incontáveis ataques contra civis e soldados israelenses, e que estava em contato com líderes do Hamas no exterior.”

Ontem, dia 3 de janeiro, o Exército de Israel já havia anunciado a morte do “número 2” do braço político do Hamas no Líbano. Saleh al-Arouri foi morto em um ataque em um bairro xiita de Beirute a capital do país, em um local conhecido por suas conexões com grupos terroristas apoiados pelo Irã.

Al-Arouri, cofundador das Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas e coordenador do grupo na Cisjordânia, era muito ligado ao Irã. Fontes militares, segundo a Reuters, colocam Israel como responsável pela operação. Informações iniciais também indicam que outros líderes iranianos estavam presentes e podem ter sido atingidos.

O ataque ocorreu em Danyeh, subúrbio entre o centro de Beirute e o Aeroporto Internacional. “Um drone israelense atingiu um escritório do Hamas em Al-Musharrafiya, perto de Al-Sharq Sweets”, reportou a Agência Nacional de Notícias do Líbano (NNA). Além de Al-Arouri, três outras vítimas foram reportadas, mas suas identidades não foram divulgadas.


Nenhum comentário