Vídeo: Exército de Israel descobre o maior túnel do Hamas em Gaza a poucos metros da fronteira




Estrutura está localizada ao norte de Gaza, perto de fronteira com Israel; trechos são largos o suficiente para a passagem de veículos

As Forças de Defesa de Israel revelaram neste domingo, 17, o maior túnel do Hamas já descoberto em Gaza. A passagem, localizada no norte da região, tem cerca de 4 quilômetros e está a uma profundidade de cerca de 50 metros.

O túnel fica perto da fronteira de Erez com Israel. Algumas partes da estrutura são largas o suficiente para a passagem de veículos.

As FDI afirmaram que nas últimas semanas, tropas da unidade de engenharia de combate de elite Yahalom se utilizaram de “inteligência avançada e meios tecnológicos” para descobrirem a rede de túneis, que foi inteiramente mapeada.

A estrutura possui várias ramificações, além de sistemas de encanamento, eletricidade e comunicação. Em algumas partes do túnel, as tropas encontraram portas blindadas que, segundo as forças, serviam para impedir a entrada de tropas israelenses.

Segundo o comandante israelense da Brigada Norte da Divisão de Gaza, coronel Haim Cohen, a largura do túnel indica que a estrutura seria utilizada em ataques com veículos contra civis em comunidades perto da fronteira norte.

Cohen disse que nenhuma das ramificações do túnel chegou de fato a entrar em território israelense.

Em vídeo divulgado neste domingo, 17, pelas FDI é possível ver membros do Hamas construindo o túnel. A gravação mostra integrantes do grupo terrorista usando equipamentos especiais para a perfuração.

De acordo com as FDI, a construção do túnel envolveu uma equipe de dezenas de terroristas do Hamas “que vieram de Khan Younis [no sul da Faixa de Gaza] ao norte especialmente para a sua construção”.

Ainda segundo os militares israelenses, o projeto foi liderado por Muhammad Sinwar, comandante da brigada sul do Hamas, e irmão do líder do Hamas em Gaza, Yahya Sinwar.

As FDI estimam que o Hamas investiu milhões de dólares nessa rede de túneis em Gaza.

Na semana passada, como mostramos, as FDI anunciaram a descoberta de mais de 800 entradas de túneis do Hamas na Faixa de Gaza desde o início da ofensiva terrestre, que começou no final de outubro. Desse total, cerca de 500 desses poços foram destruídos.

Os militares israelenses também começaram a testar a inundação de túneis em Gaza com água do mar para destruir a rede subterrânea de passagens e esconderijos do grupo terrorista.

Assista ao vídeo:





Nenhum comentário