irmão de líder do grupo terrorista Hamas dirige em túnel gigantesco em Gaza; VEJA VÍDEO


Um vídeo divulgado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) no domingo, 17, mostra o comandante do Hamas, Muhammad Sinwar, irmão e braço direito do líder Yahya Sinwar, dirigindo pelo maior túnel subterrâneo descoberto pelas forças israelenses em Gaza.

A filmagem, sem áudio, captura Sinwar dando instruções ao motorista enquanto ele viaja pelo túnel a uma velocidade significativa.

Para a FDI, o vídeo serve como uma das várias provas que indicam que o irmão do líder do Hamas desempenhou um papel direto na construção do túnel. O túnel do Hamas é o maior e mais extenso encontrado pelas forças israelitas em Gaza, abrangendo toda a parte norte da região e passando predominantemente por áreas civis.

Localizada perto da fronteira de Erez com Israel, a passagem se estende por 4 quilômetros e atinge uma profundidade de aproximadamente 50 metros, com trechos largos o suficiente para acomodar veículos. De acordo com a FDI, nas últimas semanas, a unidade de engenharia de combate de elite Yahalom utilizou inteligência avançada e meios tecnológicos para mapear toda a rede de túneis.

A estrutura inclui vários ramais, canalização, eletricidade e sistemas de comunicação. Em certos trechos, as tropas encontraram portas blindadas destinadas a impedir a entrada de forças israelenses. O coronel Haim Cohen, comandante israelita da Brigada do Norte na Divisão de Gaza, acredita que a largura do túnel sugere que este poderia ser usado para ataques de veículos contra civis israelitas perto das comunidades fronteiriças do norte.

Outro vídeo divulgado anteriormente mostra membros do Hamas construindo o túnel, utilizando equipamento especializado para perfuração. A FDI afirma que a construção do túnel envolveu uma equipa de dezenas de terroristas do Hamas que viajaram de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, para o norte, especificamente para este fim.

As forças israelitas estimam que o Hamas investiu milhões de dólares nesta rede de túneis em Gaza. Na semana passada, a FDI anunciou a descoberta de mais de 800 entradas de túneis em Gaza desde o início da ofensiva terrestre no final de Outubro, tendo cerca de 500 destes túneis sido posteriormente destruídos. Os militares também iniciaram testes para inundar túneis em Gaza com água do mar para destruir a rede subterrânea de passagens e esconderijos utilizados pelo grupo terrorista.


Nenhum comentário