Coreia do Norte Dispara Novo Míssil Balístico intercontinental no Mar do Japão; VÍDEO.
Neste domingo, os militares da Coreia do Sul anunciaram que a Coreia do Norte lançou pelo menos um míssil balístico no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão. O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul emitiu um comunicado confirmando o lançamento, mas sem fornecer detalhes adicionais sobre o evento.
O lançamento ocorreu um dia após Coreia do Sul e Estados Unidos alertarem Pyongyang de que qualquer ataque nuclear resultaria no "fim do regime norte-coreano." Durante uma reunião do Grupo Consultivo Nuclear, aliados discutiram estratégias de dissuasão nuclear em caso de conflito com a Coreia do Norte.
Além disso, o lançamento coincidiu com o aniversário da morte do líder norte-coreano Kim Jong Il, pai do atual líder Kim Jong Un, que faleceu em 17 de dezembro de 2011.
Em novembro, a Coreia do Norte anunciou a suspensão de um acordo assinado em 2018 com a Coreia do Sul para reduzir as tensões militares, aumentando suas tropas na fronteira após o lançamento de um satélite. Esse evento levou os Estados Unidos e seus aliados a condenarem a ação, resultando na suspensão parcial do acordo de 2018 por Seul.
'Fase incontrolável'
O Ministério da Defesa norte-coreano anunciou a retirada completa do pacto, mencionando a colocação de forças fortemente armadas ao longo da fronteira. Pyongyang criticou as ações provocativas de Seul, descrevendo a situação como "uma fase incontrolável."
O satélite lançado pela Coreia do Norte, denominado Mallingyong-1, foi considerado pelos EUA, Coreia do Sul e Japão como uma "violação flagrante" das sanções da ONU. A Coreia do Sul confirmou que o satélite estava em órbita, enquanto a Coreia do Norte alega que Kim Jong Un revisou imagens de bases militares dos EUA em Guam. Especialistas consideram esse evento um sinal de uma possível corrida espacial na Península Coreana, já que a Coreia do Sul planeja lançar seu primeiro satélite espião usando um foguete SpaceX ainda este mês.
Nenhum comentário