Legado de Bolsonaro: Pix bate novo recorde de transações diárias
Brasília – Os brasileiros seguem colhendo frutos plantados pelo governo de Jair Bolsonaro. Durante sua gestão foram criadas ações para agilizar e facilitar a vida do cidadão como o pix, ferramenta lançada durante seu governo, que bateu novos recordes por dois dias consecutivos na última semana. A informação foi divulgada pelo Banco Central.
O sistema, que se tornou o meio de pagamento eletrônico mais usado no Brasil no final de 2021, alcançou 134,8 milhões de transações em um único dia, na última semana.
Na última quinta-feira, 6, foram registradas 129,4 milhões de transações. Já na sexta-feira, 7, o número saltou para 134,8 milhões. O recorde anterior em 7 de junho foi de 124,7 milhões de transações diárias.
O Pix é o principal instrumento de pagamento no Brasil, desde o primeiro trimestre de 2022, quando o Brasil ocupou o 2º país que mais utilizou os pagamentos instantâneos, ficando atrás apenas da Índia, de acordo com levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com base em dados do Banco Central e da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Segundo os dados, as transações somaram 24 bilhões em 2022, ultrapassando os cartões de crédito e débito, boleto, TED, DOC e cheques. No primeiro trimestre de 2023, a ferramenta representava 35% do total de transações.
O meio de transferência de pagamentos do Banco Central, que permite fazer pagamentos e transferências de forma instantânea a qualquer dia e horário, começou a funcionar oficialmente no dia 16 de novembro de 2020.
Com informações do Banco Central e da Febraban
LEIA TAMBÉM:
Nenhum comentário