Brasileiros estão menos otimistas depois de 6 meses com Lula


Segundo pesquisa PoderData, só 41% acreditam que a vida vai melhorar em 6 meses; percentual caiu 5 pontos percentuais desde janeiro

Pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de junho de 2023 mostra que 47% dos brasileiros não projetam mudanças positivas nas suas vidas para os próximos 6 meses. A taxa é a soma dos que veem o futuro “igual” (26%) ou “pior” (21%).

Só 4 em cada 10 eleitores (41%) dizem acreditar que sua vida “vai melhorar” no 2º semestre de 2023. A taxa caiu 5 pontos percentuais desde janeiro, no início do 3º governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros 12% não sabem dizer.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 25 a 27 de junho de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 262 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

HIGHLIGHTS DEMOGRÁFICOS

O Poder360 estratifica a resposta dos entrevistados por sexo, idade, região, escolaridade, renda e religião. Leia abaixo:


PERSPECTIVA DE FUTURO X APROVAÇÃO DE LULA

A expectativa para o futuro próximo se divide igualmente entre os que dizem aprovar e desaprovar o governo. Os pessimistas são 46% nos 2 grupos. O percentual é a soma dos que dizem achar que a vida vai “piorar” ou ficar “igual”.

Na outra ponta, estão novamente 2 grupos iguais: 42% dos que dizem aprovar o Lula 3 e 42% dos que declaram desaprovar a gestão expressam o sentimento mais otimista em relação aos 6 meses que encerram 2023, dizem que a vida irá “melhorar”.



Nenhum comentário