Nomeada por Lula, ‘contadora’ do PT leva boquinha de R$30 mil em Itaipu


Além da petista, cinco ministros de Lula também foram nomeados ao cargo que paga mais de 23 vezes o salário mínimo deste ano

O presidente Lula (PT) nomeou a secretária nacional de Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleide Andrade de Oliveira, para o cargo de conselheira de Itaipu Binacional. A nomeação vai render uma boquinha de R$ 30 mil mensais à dirigente petista.

A nomeação foi publicada nesta terça-feira (20) no Diário Oficial da União (DOU).

Além da “contadora” do PT, outros nomes conhecidos do partido foram nomeados para Itaipu e até já tomaram posse desde abril de 2023. Entre os nomes estão cinco ministros lulistas: Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores; Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Ester Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; e Rui Costa, ministro da Casa Civil.

Ex-deputado estadual do Paraná e ex-secretário de Saúde do estado, Michele Caputo Neto (PSDB) também virou conselheiro de Itaipu, após nomeação de Lula (PT).

O mandato de todos os conselheiros nomeados este ano se encerram em 2024.

 LEIA TAMBÉM: 

O que é a Usina de Itaipu?

É a usina hidrelétrica que mais gera energia em todo o mundo e possui 20 unidades geradoras, o que significa que, em condições de clima favoráveis (chuvas em níveis normais), a produção pode chegar a 100 bilhões de quilowatts-hora.

Por que a Itaipu é “Binacional”?

A Itaipu é uma Usina Binacional, pois foi construída a partir da Ata do Iguaçu, documento assinado em 22 de junho de 1966, por ministros do Brasil e do Paraguai, no qual os dois países se comprometeram a estudar o aproveitamento dos recursos hidráulicos presente entre os dois países, que até então era motivo de disputa entre eles.

Nenhum comentário