Produção industrial em fevereiro tem o pior resultado para o mês desde 2017, pior que durante a Pandemia
Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria, os índices de produção caíram 0,9 ponto em relação aos de janeiro
A atividade industrial do país teve resultados negativos em fevereiro deste ano, e os índices de produção foram os piores para o mês desde 2017, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
De acordo com o levantamento publicado pelo órgão na quinta-feira (16), no mês passado o índice de evolução da produção ficou em 45,2 pontos, abaixo de uma linha divisória de 50 pontos que separa queda de aumento da produção. Em relação a janeiro, o índice caiu 0,9 ponto.
Segundo a CNI, o comportamento é o esperado para o mês, pois a produção costuma recuar na passagem de janeiro para fevereiro. Contudo, a confederação afirmou que a queda observada em 2023 foi mais intensa e disseminada do que no mesmo período de anos anteriores. "Além disso, o número é menor do que a média histórica para o mês, de 46,5 pontos", explicou o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
Na avaliação da entidade, um dos motivos que dificultam o aumento das atividades das indústrias do país é o nível dos estoques, que continuam acima do planejado pelos empresários, o que sugere uma demanda mais fraca do que a prevista.
Queda no emprego industrial
Ainda segundo o levantamento da CNI, o emprego
industrial também registrou queda na passagem de janeiro para fevereiro de
2023. O índice de evolução do número de empregados ficou 48,5 pontos, abaixo da
linha divisória entre queda e crescimento do emprego.
Nenhum comentário