Gripe aviária: por que ela é perigosa aos animais e como ficam os humanos



Brasil está livre da doença, mas países muito próximos, como Uruguai e Argentina, acabam de registrar casos e isso é um grande risco

Ela raramente afeta seres humanos. Essa é a primeira certeza sobre a gripe aviária. No entanto, para o agro, a gripe aviária pode ser devastadora, levando prejuízos gigantes para a cadeia produtiva dessa proteína animal, igualmente para os produtores de carne e de ovos. A gripe aviária é uma doença altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres.

O Brasil é o único país entre os grandes produtores mundiais de frango que nunca registrou a influenza aviária em seu território. O país está livre por ora e tem feito por merecer. Um robusto trabalho sanitário nas fronteiras, incluindo aeroportos, vem barrado a entrada da doença no Brasil.


O que é a gripe aviária?

É uma doença causada pelo vírus influenza A, do tipo H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2, que afeta aves domesticadas e silvestres. Também pode afetar humanos, embora seja raro.

Qual a situação no Brasil?

O Brasil nunca registrou casos de gripe aviária. Mas, desde 2021, focos da doença vêm sendo registrados em várias partes do mundo, como Polônia, Ucrânia, Rússia, Itália, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Portugal, Espanha e França. Na América do Sul já foram registrados casos no Peru, Colômbia, Chile, Venezuela e, nesta semana, no Uruguai e Argentina.

Um comentário:

  1. Gripe aviária é de interesse de Bill Gates, da mesma forma q estão incendiando granjas, estão liberando dos seus laboratórios os vírus da famigerada gripe aviária. Enquanto não destruírem os maiores vírus q estão acometendo o mundo, tais como: esse criminoso Bill Gates, Sorus, etc., teremos q conviver com Gripe aviária, Peste suína, Covid, Marburg e as próximas. Mas acredito q antes as Bombas atômicas dizimarão a população mundial.

    ResponderExcluir