Como a vida de Elon Musk mudou o mundo dos negócios
Naquela noite de 1994, quando Elon Musk foi
inspirado pela primeira vez a construir um negócio
Você pode ter ouvido falar da história do Elon Musk e do carro Tesla, mas na noite em que ele viu um carro conceito, ele foi inspirado a construir um negócio. Musk foi inspirado a iniciar um negócio pela crescente demanda por seus computadores e software, e sua empresa Tesla Motors foi construída em torno da idéia de construir veículos elétricos acessíveis.
Em poucas palavras, Musk co-fundou Tesla com parceiros em 1991 com o objetivo de criar um carro acessível e confiável que pudesse percorrer longas distâncias com uma única tarifa.
A empresa é agora lucrativa, entregou o sedan Modelo S em 2014, e tem vários outros produtos significativos nas obras. Para aqueles que não conhecem Musk, ele é o co-fundador e CEO da Tesla Motors e da SpaceX.
Tudo começou na África do Sul, o lugar menos
glamoroso na terra para um aspirante a empresário de tecnologia. Mas a partir
daí, tudo se resumiu a capitalizar o boom da internet e desenvolver software
online que fornecesse transporte barato e confiável para os clientes.
A África do Sul estava passando por um boom tecnológico na época, e Musk se encontrava no centro de tudo isso. Durante seu tempo na Universidade da Cidade do Cabo, Musk fazia parte de um programa de informática que se concentrava em software para um carro elétrico chamado Delphi. Embora o Delphi nunca tenha sido lançado como um produto de consumo, ele ainda é usado hoje por mais de 10.000 fabricantes de aparelhos elétricos e eletrônicos em todo o mundo.
Como Tesla e SpaceX foram construídos como startups
Como você deve ter percebido pelo nome, Tesla e SpaceX foram construídos como startups. Os dois primeiros foram montados na cozinha do Musk, como ele descreve em seu livro "sys6tect".
A difícil jornada de estudante para bilionário
Quando você está apenas começando como empresário, o caminho para o sucesso pode parecer um longo caminho a percorrer. Há muitos desafios e obstáculos que se colocarão no seu caminho, e você terá pouca ou nenhuma ajuda de ninguém mais. A primeira coisa que você terá que fazer é conseguir um negócio. Você não pode simplesmente sentar-se e esperar por uma idéia para pegar. Se você quiser que a sua idéia se revele, você terá que trabalhar para isso. Você também terá que encontrar um nicho que seja lucrativo e tenha demanda. Você não pode simplesmente jogar seu nome no chapéu e esperar que outra pessoa venha com a mesma idéia. Você tem que encontrar algo que as pessoas estejam procurando e depois desenvolver um produto ou serviço que as ajude com isso.
A fundação do PayPal
O PayPal foi a primeira história de sucesso significativa do início da década de 2000. Foi a criação do bilionário Peter Thiel e passou a ser uma das marcas mais reconhecidas no mundo. E tudo começou com uma má decisão de um jovem Musk. O filho de Thiel, Pedro, era apenas um adolescente quando fundou a Paypal em 2001, e tinha apenas 19 anos na época. A configuração era bastante incompleta, para dizer o mínimo. O nome de domínio foi registrado dois dias antes da data prevista para sua expiração e o site não estava nem mesmo totalmente funcional. Mas a idéia estava lá, e o futuro parecia brilhante.
O Futuro de Tesla e SpaceX
O almíscar tem muito a ver com Tesla. As palavras e produtos que ele lança são ousadas e arrojadas, mas também são profundamente informadas por suas experiências como líder empresarial. Se Elon Musk quer levar Tesla numa direção diferente, ele tem que estar disposto a deixar de lado alguns dos hábitos mais bem-sucedidos do passado. Se ele for capaz de fazer isso, então o resto da empresa pode continuar a se concentrar no crescimento de seus negócios. Além de sua óbvia experiência comercial, Musk também tem um histórico militar, tendo servido como oficial na Força Aérea dos EUA. Quando você está no exército, seu trabalho é pensar em sua missão e na missão de seus companheiros militares. Você tem que ser capaz de deixar para trás o passado e abrir espaço para o futuro.
Palavras finais
Antes de concluir este post no blog, quero deixar
claro que as idéias e opiniões que apresentei aqui são apenas minhas. Como
podem ver, passei a última década construindo e gerenciando negócios e passei o
último ano analisando e escrevendo sobre as melhores maneiras de ter sucesso
nos negócios.
Nenhum comentário