5 curiosidades sobre a Copa do Mundo do Catar 2022


Muitas comemorações tocam o coração do povo brasileiro e fazem parte do calendário nacional. Mas há um evento que todo mundo espera a cada quatro anos: a Copa do Mundo. O Brasil é o país do futebol e sempre se rende aos melhores jogadores do mundo.

Este ano, a Copa do Mundo está sendo realizada no Catar, um pequeno  país do Oriente Médio e muito rico. E esta edição está repleta de novidades. O que você acha? Confira a lista das principais perguntas sobre o evento deste ano .

1. Essa é a primeira Copa do Mundo realizada no Oriente Médio

Esta é a 22ª edição do evento mundial e a primeira vez que uma Copa do Mundo será realizada no Oriente Médio, que inclui Afeganistão, Arábia Saudita , Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos , Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Om, Sri Lanka, e Turquia.

O evento acontecerá durante um período de relativa estabilidade . Apesar de esses países serem frequentemente palcos de conflitos armados, o ano de 2022 parece ser um divisor de águas, permitindo a permanência de turistas na região .

2. Catar é pequeno, mas riquíssimo

Muita gente tem questionado por que, entre tantos países do Oriente Médio, a Copa foi realizada em um país tão pequeno. Catar tem apenas 11 milhões de quilômetros quadrados, um décimo do tamanho de Sergipe (o menor estado do Brasil), mas tem uma população um pouco maior .E a razão parece estar em termos monetários .

Catar é considerado um dos países mais ricos do mundo em termos de recursos. O PIB (Produto Interno Bruto) catariano ultrapassou US $ 150 bilhões de dólares, graças ao petróleo. Sergipe, por exemplo, tem um PIB de US$ 8 bilhões de dólares.

Em comparação com Mônaco, outro país pequeno , mas próspero , o PIB da Catar é sete vezes maior.

3. O verão do Catar obrigou a Copa do Mundo para novembro

Catar, localizada no Hemisfério Norte , tem o verão no meio do ano. E não é um simples verão: as temperaturas variam de 40 a 50 graus Celsius. Com isso, a Copa do Mundo será realizada pela primeira vez na história no final do ano. Em vez de junho e julho, a bola é jogada em novembro.

Isso é válido até para quem está muito acostumado com o calor do Catar. Alguns estádios do país, como o Estádio Khalifa, já contam com sistema de refrigeração para toda a arena. Só assim os jogos podem acontecer sem colocar em risco a segurança dos jogadores .

 

4. O Catar tem pouca tradição futebolística.

 

Ao contrário das Copas do Mundo anteriores , esta foi realizada em um país com pouca tradição futebolística. Esta será sua primeira participação na competição mundial, o que é garantido pelo fato de sediar os jogos.

Independentemente isso ir contra a tradição da Federação Internacional de Futebol, o Catar pretende aprimorar o esporte seguindo um caminho diferente: chamar a atenção e gabaritar como polo futebolista.

5. Adeus às Copas pequenas

As Copas do Mundo costumam ter 32 seleções. A FIFA já anunciou que a Copa do Catar será uma despedida desse modelo. A partir de agora, o evento terá 48 seleções.

E aí, gostou de conhecer essas novidades? Agora é hora de entrar em campo de verde e amarelo e torcer pela seleção canarinha. 

A Copa do Mundo costuma ter 32 times. Porém, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) já anunciou que a Copa Catar será um bota- fora desse tipo. Alternativamente, o evento terá 48 seleções de futebol a partir de hoje.

E você, gostou de conhecer essas novidades? É hora de entrar no campo verde e amarelo e torcer pelo Brasil .


Nenhum comentário